Auto de Licença de Funcionamento
Conhecido também como Alvará de Funcionamento autoriza o funcionamento de atividades comerciais, industriais, institucionais, de prestação de serviços e similares pretendidas pelo interessado. Todo e qualquer imóvel que terá uso Não-Residencial deverão ser licenciados mediante Auto de Licença de Funcionamento.
Licença de Funcionamento Condicionada:
Devido à grande quantidade de edificações irregulares no território paulistano, a Câmara Municipal de São Paulo aprovou, em 2011, projeto de lei que instituiu a figura do Auto de Licença de Funcionamento Condicionado (ALFC), no intuito de permitir que empresas em situação irregular pudessem continuar suas atividades sem sofrerem a aplicação de multas ou medidas coercitivas.
Para tanto, determinou-se a condição de que obtivessem o “Habite-se” ou laudo de habitabilidade, no período de 02 (dois) anos, prorrogáveis por igual período.
O Auto de Licença de Funcionamento, como Alvará de Funcionamento é o documento que permite o funcionamento de atividades comerciais, industriais, institucionais, de prestação de serviços e similares pretendidas pela empresa.
Todo e qualquer imóvel que fará uso Não-Residencial deverá ser licenciado através do Auto de Licença de Funcionamento.
Vale ressaltar que possuir a Licença de Funcionamento já se tornou necessário para a participação em concorrências de muitos órgãos governamentais e empresas privadas, colocando em risco a obtenção de novos contratos ou a não renovação de contratos já existentes.
A obtenção da Licença acaba com o risco de sanções pertinentes oriundas das fiscalizações, incluindo multas e lacração da empresa.
O tipo de licença de funcionamento varia conforme as características da atividade ou a situação de legalidade do negócio.
As licenças atendem a quatro situações:
- ALF – Auto de licença de funcionamento
- ALFC-C – Auto de licença de funcionamento condicionada
- ALF-R – Alvará de funcionamento de local de reunião
- Alvará de autorização para eventos públicos e temporários
Somente nos casos abaixo:
I - Para o exercício da profissão dos moradores em suas residências, em qualquer zona de uso, exceto na Zona Estritamente Residencial - ZER, com o emprego de, no máximo, 1 (um) auxiliar ou funcionário, nos termos do artigo 249 da Lei nº 13.885, de 2004, desde que observados os parâmetros de incomodidade definidos para a zona de uso ou via;
II - Para o exercício, em Zona Estritamente Residencial - ZER, de atividades intelectuais dos moradores em suas residências, desde que observados os respectivos parâmetros de incomodidade e não sejam recebidos clientes nem utilizados auxiliares ou funcionários, conforme disposto no artigo 250 da Lei nº 13.885, de 2004.
Prefeituras Municipais.
Em São Paulo será emitida pelas Coordenadorias de Planejamento e Desenvolvimento Urbano das Prefeituras Regionais.
A validade é por tempo indeterminado, a menos que ocorram alterações das informações anteriores prestadas, em especial:
- Tipo ou características de atividade licenciada;
- Cadastro de contribuinte mobiliário
– CCM;
- Razão social ou da propriedade do estabelecimento;
- Na edificação utilizada (Aumento ou diminuição de área);
- Parâmetros de incomidade;
- Mudança do uso licenciado;
- Por decurso de prazo de validade (2 anos) para os casos de auto de licença de funcionamento condicionado.
"Seria um plano que, a partir de um diagnóstico científico da realidade física, social, econômica, política e administrativa da cidade, do município e de sua região, apresentaria um conjunto de propostas para o futuro desenvolvimento socioeconômico e futura organização espacial dos usos do solo urbano, das redes de infra-estrutura e de elementos fundamentais da estrutura urbana, para a cidade e para o município, propostas estas definidas para curto, médio e longo prazos, e aprovadas por lei municipal." Villaça, 1999, p. 238
Cada município da Federação segue legislações locais as quais variam de acordo com suas características territoriais e estratégias de desenvolvimento urbano. Há diversos municípios nos quais as legislações são regidas pelo Plano Diretor Estratégico.
Atendemos também aos procedimentos administrativos que apresentarem elementos incompletos ou incorretos, necessitando de complementação da documentação ou de esclarecimentos, serão objeto de comunicados mediante o despacho comunique-se para que as falhas sejam sanadas.
Caso não tenha encontrado o exame solicitado, não hesite em contactar-nos, o nosso suporte ao cliente ficará feliz em ajudá-lo.